Investir no talento!
Incentivar a criatividade e a sensibilidade artística nas crianças e adolescentes é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e transformadores.
Com o objetivo de fomentar o conhecimento e o talento de seus alunos, a E. E. Hermenegildo Vilaça, em Piracema (MG), recebeu de forma online, entre os dias 22 de junho a 15 de julho, o
Projeto Brincando com Arte.
Os 55 participantes receberam informações teóricas e vivenciaram práticas de capacitação em artes cênicas, como a construção de bonecos, desenvolvimento de cenários, elaboração de objetos artísticos, ilustrações e outras técnicas.
Eles aprenderam, ensinaram, compartilharam experiências e se divertiram.
A oficina desenvolveu um olhar mais sensível, crítico e atento à consciência social e ambiental.
O projeto foi produzido pela Bushido Produções e patrocinado pela Ferro+ e JMN, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Aula 1
Máscaras e a construção do personagem
22 de junho de 2021
O uso de máscaras na criação e desenvolvimento de personagens dramáticos remonta aos primórdios do teatro, na Grécia. Esses acessórios tiveram origem nas festas dionisíacas e, em seguida, foram incorporadas aos principais gêneros de peças daquela época: a tragédia e a comédia. Ao longo dos séculos, foram utilizadas no tradicional kabuki japonês, nas óperas e operetas românticas e no teatro do absurdo. A máscara servia para dar aos atores um tipo de personagem pré-determinado, tendo também expressões faciais imutáveis que indicavam o destino último da personagem.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; três elásticos.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Marcos Costa Parreiras
André Marcos Costa Parreiras
André Marcos Costa Parreiras
André Vinícius de Oliveira Arão
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Camila Resende Lara
Daniela Cristina Resende
Emilly Victória da Costa Pereira
Erick Emanoel Antônio da Cruz
Giovanna Miguez de Mello Santos
Giovanna Miguez de Mello Santos
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jhonata de Jesus Ferreira Gonzaga
João Pedro da Silva
João Pedro da Silva
João Pedro da Silva
João Pedro da Silva
João Pedro da Silva
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Júlia Fernanda Oliveira
Lara de Andrade Lara
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia de Oliveira Sanção
Laysla Thauane Silva Oliveira
Letícia Silva Lima
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Fernanda Gonzaga Oliveira
Maria Laura Amaral Silva
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Peixoto Oliveira
Mirella Melo Silva
Otávio Augusto Costa Rodrigues
Otávio Augusto Costa Rodrigues
Pedro Arthur Teodoro Melo
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Sophia Fernandes Gonçalves
Sophia Fernandes Gonçalves
Tamires Nicole Ferreira Gonzaga
Vítor Hugo do Amaral Borges
Aula 2
Figurinos e bonecos articulados
24 de junho de 2021
As máscaras gregas facilitavam a interpretação dos personagens, sendo a primeira expressão do figurino no teatro. Com o passar dos séculos, as vestimentas usadas pelos personagens ganharam importância. Dois momentos da era moderna marcam a valorização do figurinista: os balés russos do início do século XX e o cinema. A televisão apenas consolidou seu valor e hoje seu trabalho é fundamental para a indústria da moda. A oficina trabalha a construção do boneco articulado e incentiva o aluno a desenvolver e colorir um figurino que conceda personalidade à figura montada.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; lápis; borracha; apontador; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; colchetes.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Vinícius de Oliveira Arão
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Camila Resende Lara
Daniela Cristina Resende
Emilly Victória da Costa Pereira
Erick Emanoel Antônio da Cruz
Fernando Gonzaga Amaral Santos
Giovanna Miguez de Mello Santos - Personagem Elenna
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
João Pedro da Silva
João Pedro da Silva
Julia Daniela Morais Passos - Personagem Agata Mikaella
Julia Daniela Morais Passos - Personagem Agata Mikaella
Júlia Fernanda Oliveira
Kathleen Bruna da Silva Costa
Lara de Andrade Lara
Lara de Andrade Lara
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia de Oliveira Sanção
Letícia Silva Lima
Letícia Silva Lima
Lucy Helena Chagas de Azevedo
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Fernanda Gonzaga Oliveira
Maria Laura Amaral Silva
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Mirella Melo Silva
Pedro Arthur Teodoro Melo
Priscila Eduarda Peixoto Oliveira
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Sophia Fernandes Gonçalves
Vítor Hugo do Amaral Borges
Aula 3
Maquiagem e pintura facial
01 de julho de 2021
A maquiagem já era usada por nômades caçadores e coletores, muito antes dos egípcios, gregos e romanos consolidarem seu uso. A prática foi assimilada pelo teatro e usada com propósito: atores recebiam maquiagens específicas para expressar emoções, sentimentos ou características da personalidade. A oficina apresenta uma técnica importante e muita usada para alterar a idade do ator, tornando-o mais velho por meio do realce das linhas de expressão.
Material utilizado: tinta para pintura facial; pincel fino; esponjinha; godê ou pratinho.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Marcos Costa Parreiras
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Daniela Cristina Resende
Emilly Victória da Costa Pereira
Emilly Victória da Costa Pereira
Giovanna Miguez de Mello Santos
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jeferson Andrade Klia Ribeiro
Jhonata de Jesus Ferreira Gonzaga
João Pedro da Silva
João Pedro da Silva
Julia Daniela Morais Passos
Kathleen Bruna da Silva Costa
Kathleen Bruna da Silva Costa
Laiza Scoralick Marques de Freitas
Lara de Andrade Lara(irmã)
Letícia Silva Lima
Lucy Helena Chagas de Azevedo
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Laura Amaral Silva
Mirella Melo Silva
Otávio Augusto Costa Rodrigues
Pedro Arthur Chagas de Azevedo
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Tamires Nicole Ferreira Gonzaga
Aula 4
Expressões e emoções
06 de julho de 2021
A expressão de sentimentos e emoções é um dos fundamentos das artes cênicas. Raiva, surpresa, alegria, preocupação e tristeza, entre outros, ganharam, ao longo da história da arte, configurações físicas e visuais arquetípicas. A oficina explorou essa simbologia, incentivando os participantes a identificar e desenhar tanto expressões faciais como o próprio posicionamento do corpo.
Material utilizado: folhas brancas A4; lápis; borracha; apontador; canetinha colorida.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Marcos Costa Parreiras
André Marcos Costa Parreiras
André Marcos Costa Parreiras
André Marcos Costa Parreiras
André Vinícius de Oliveira Arão
André Vinícius de Oliveira Arão
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Camila Resende Lara
Camila Resende Lara
Daniela Cristina Resende
Daniela Cristina Resende
Daniela Cristina Resende
Daniela Cristina Resende
Emilly Victória da Costa Pereira
Emilly Victória da Costa Pereira
Emilly Victória da Costa Pereira
Giovanna Miguez de Mello Santos
Giovanna Miguez de Mello Santos
Giovanna Miguez de Mello Santos
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
João Pedro da Silva
Kathleen Bruna da Silva Costa
Kathleen Bruna da Silva Costa
Klessia Bruna de Oliveira
Laiza Scoralick Marques de Freitas
Lara de Andrade Lara (1)
Lara de Andrade Lara
Lara de Andrade Lara
Lara de Andrade Lara
Lara de Andrade Lara
Lara de Andrade Lara
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia de Oliveira Sanção
Lavínia de Oliveira Sanção
Lavínia de Oliveira Sanção
Letícia Silva Lima
Letícia Silva Lima
Letícia Silva Lima
Letícia Silva Lima
Manuela Lara Silva
Manuela Lara Silva
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Laura Amaral Silva
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Pedro Arthur Chagas de Azevedo
Pedro Arthur Chagas de Azevedo
Pedro Arthur Teodoro Melo
Pedro Arthur Teodoro Melo
Pedro Arthur Teodoro Melo
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila Eduarda Peixoto Oliveira
Priscila Eduarda Peixoto Oliveira
Priscila Eduarda Peixoto Oliveira
Priscila Eduarda Peixoto Oliveira
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Aula 5
Cenografia e composições (Rosto 3D)
8 de julho de 2021
No teatro, o cenógrafo precisa entender e incorporar as ideias do diretor e do roteirista, além de entender as necessidades dos atores e produtores, tanto físicas quanto de orçamento. Sua função é a de contar essas histórias ficcionais por intermédio de elementos reais: os objetos cênicos. A oficina apresenta uma técnica básica e versátil de construção desses objetos, por meio de moldes encaixáveis 3D, e convida o aluno a refletir sobre as possibilidades de uso mediante ilustrações.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; copinho de plástico; godê ou pratinho; máscara hospitalar.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Marcos Costa Parreiras
André Vinícius de Oliveira Arão
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Daniela Cristina Resende
Emilly Victória da Costa Pereira
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Laiza Scoralick Marques de Freitas
Laiza Scoralick Marques de Freitas
Laiza Scoralick Marques de Freitas
Laiza Scoralick Marques de Freitas
Lara de Andrade Lara
Lara de Andrade Lara
Lavínia Andrade Pinto
Lavínia Andrade Pinto
Letícia Silva Lima
Letícia Silva Lima
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Laura Amaral Silva
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Pedro Arthur Teodoro Melo
Pedro Arthur Teodoro Melo
Priscila dos Santos Ribeiro
Priscila dos Santos Ribeiro
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Vítor Hugo do Amaral Borges
Aula 6
Fantoches
13 de julho de 2021
Os fantoches são considerados um tipo de teatro de marionetes. Simples e versáteis, estão entre as mais conhecidas manifestações do Teatro de Bonecos. Uma das “peças” mais famosas é Punch&Judy, tradicional no Reino Unido, com origens na commedia dell´arte italiana do século 16. A oficina apresenta as técnicas de construção do fantoche de meia, um dos mais fáceis e divertidos. Os alunos são convidados a interagir e criar histórias com seus fantoches. Eles serão usados novamente na aula 8, em cenário criado para receber os personagens.
Material utilizado: pé de meia; bolinhas de isopor; papel colorset vermelho; canetinha; tesoura; cola; papel de origami; cola.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Vinícius de Oliveira Arão
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anita Berg do Nascimento Diniz
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Daniela Cristina Resende
Emilly Victória da Costa Pereira
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Giovanna Victoria de Sousa Resende
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Julia Daniela Morais Passos (Personagem - Jandira)
Lara de Andrade Lara
Lavínia Andrade Pinto
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Laura Amaral Silva
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Maria Paula Pereira Marques
Mirella Melo Silva
Mirella Melo Silva
Otávio Augusto Costa Rodrigues
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Aula 7
Marionetes
14 de julho de 2021
O teatro de marionetes remonta à Grécia e ao Egito Antigo, sendo uma expressão artística largamente difundida no mundo, nas mais diversas culturas. O Renascimento Italiano foi um período popular e desta época veio a palavra marionete. Elas podem ser bem simples ou muito elaboradas. Os manipuladores usam as mãos e braços para controlar o corpo dos bonecos e, por meio deles, contar a história. A oficina apresenta uma técnica simples para elaboração de bonecos movimentados por cordas.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; bolinha de isopor (50ml); três palitos de churrasco; barbante.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
André Vinícius de Oliveira Arão
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Emilly Victória da Costa Pereira
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Lavínia Andrade Pinto
Letícia Silva Lima
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Pereira Marques
Mirella Melo Silva
Pedro Arthur Teodoro Melo
Pedro Arthur Teodoro Melo
Priscila dos Santos Ribeiro
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Aula 8
Cenário
22 de julho de 2021
O ponto principal do trabalho do cenógrafo está na interpretação das ideias dos envolvidos no projeto, principalmente o dramaturgo e o diretor. Neste trabalho, ele conta com a ajuda de outros especialistas, como marceneiros, pintores e costureiros. A criação e execução de cenários é parte fundamental das artes cênicas. A Oficina apresenta uma referência avançada aos alunos, refletindo sobre a profundidade de campo e o espaço onde a narrativa se passa. Os moldes de trabalho foram pensados para receber os personagens criados nas outras aulas da Oficina.
Material utilizado: impressão de 2 cenários de gramatura maior em A3, 2 impressões de moldes do mobiliário respectivo de cada cenário; 6 folhas de origami; 2 Placas de paraná A3; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinhas; folha de jornal; godê ou pratinho.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Alice Cecília Ferreira da Silva
Alice Cecília Ferreira da Silva
Anthônio Miguel Pinto Oliveira
Emilly Victória da Costa Pereira
Emilly Victória da Costa Pereira
Isabela Milena Gonçalves Lara
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Isabela Silva dos Santos
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Jadson Augusto Oliveira Moraes
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Julia Daniela Morais Passos
Lara de Andrade Lara
Lavínia Andrade Pinto
Letícia Silva Lima
Manuela Lara Silva
Maria Eduarda de Oliveira Pacheco
Maria Paula Peixoto Oliveira
Maria Paula Peixoto Oliveira
Pedro Arthur Teodoro Melo
Priscila dos Santos Ribeiro
Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva
Somos notícia
Os alunos
Participantes: Alice Cecília Ferreira da Silva • Andre Lucas Diniz Mendonça • André Marcos Costa Parreiras • André Vinícius de Oliveira Arão • Anita Berg do Nascimento Diniz • Anthônio Miguel Pinto Oliveira • Arthur Miguel Resende Lara • Camila Resende Lara • Daniela Cristina Resende • Emilly Victória da Costa Pereira • Erick Emanoel Antônio da Cruz • Fernando Gonzaga Amaral Santos • Gabriel Vilaça Andrade • Giovanna Miguez de Mello Santos • Giovanna Victoria de Sousa Resende • Isabela Milena Gonçalves Lara • Isabela Silva dos Santos • Isabella Nascimento Oliveira • Jadson Augusto Oliveira Moraes • Jaelson Renan Oliveira Costa • Jeferson Andrade Klia Ribeiro • Jhonata de Jesus Ferreira Gonzaga • João Hércules Vilaça Moura • João Pedro da Silva • Julia Daniela Morais Passos • Júlia Fernanda Oliveira • Kathleen Bruna da Silva Costa • Klessia Bruna de Oliveira • Laiza Scoralick Marques de Freitas • Lara de Andrade Lara • Lavínia Andrade Pinto • Lavínia de Oliveira Sanção • Laysla Thauane Silva Oliveira • Letícia Silva Lima • Lucy Helena Chagas de Azevedo • Manuela Lara Silva • Maria Eduarda de Oliveira Pacheco • Maria Fernanda Gonzaga Oliveira • Maria Laura Amaral Silva • Maria Paula Peixoto Oliveira • Maria Paula Pereira Marques • Mateus Henrique Lara • Mirella Melo Silva • Otávio Augusto Costa Rodrigues • Patricia Fatima Andrade de Melo • Pedro Arthur Chagas de Azevedo • Pedro Arthur Teodoro Melo • Pedro Henrique Gonçalves Diniz • Priscila dos Santos Ribeiro • Priscila Eduarda Peixoto Oliveira • Sâmia Aparecida Resende da Cruz Silva • Sophia Fernandes Gonçalves • Sophia Mônica Oliveira Assunção • Tamires Nicole Ferreira Gonzaga • Vítor Hugo do Amaral Borges
Agradecimentos: A toda equipe da E. E. Hermenegildo Vilaça, especialmente ao diretor Luciano, à supervisora D. Anélida e à bibliotecária Silvia. Também aos pais e responsáveis pelos alunos.