Investir no talento!
Incentivar a criatividade e a sensibilidade artística nas crianças e adolescentes é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e transformadores.
Com o objetivo de fomentar o conhecimento e o talento de seus alunos, a E. M. Celuta das Neves, em Itaúna (MG), recebeu de forma online, entre os dias 18 de maio e 15 de junho de 2021, o
Projeto Brincando com Arte.
Os 58 participantes receberam informações teóricas e vivenciaram práticas de capacitação em artes cênicas, como a construção de bonecos, desenvolvimento de cenários, elaboração de objetos artísticos, ilustrações e outras técnicas.
Eles aprenderam, ensinaram, compartilharam experiências e se divertiram.
A oficina desenvolveu um olhar mais sensível, crítico e atento à consciência social e ambiental.
O projeto foi produzido pela Bushido Produções e patrocinado pela Ferro+ e JMN, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Aula 1
Máscaras e a construção do personagem
18 de maio de 2021
O uso de máscaras na criação e desenvolvimento de personagens dramáticos remonta aos primórdios do teatro, na Grécia. Esses acessórios tiveram origem nas festas dionisíacas e, em seguida, foram incorporadas aos principais gêneros de peças daquela época: a tragédia e a comédia. Ao longo dos séculos, foram utilizadas no tradicional kabuki japonês, nas óperas e operetas românticas e no teatro do absurdo. A máscara servia para dar aos atores um tipo de personagem pré-determinado, tendo também expressões faciais imutáveis que indicavam o destino último da personagem.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; três elásticos.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Luiza Miranda de Sousa
Arthur Murilo Hortenciano Alves
Bruna Mirele Oliveira Bonfim
Camila Stefani de Souza dos Santos
Camilly Vitoria Batista da Mota
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Evely Soares Nascimento
Grazielle Cristina Alves Pereira
Gustavo Andrade
Hagda do Nascimento Guedes
Hashely Melod Reis
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Ingrid Magalhaes Vilaça
João Guilherme de Queiroz Souza Oliveira
Jordane Gabriele dos Santos
Jorge Wagner Soares Nascimento
Júlia Simões
Juliany Núbia Alves Vieira
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kamille Vitória da Silva
Kauã Evangelista Santos Vale
Kauã Menezes Silva
Kauã Soares
Lara Antunes Fonseca
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Luane de Souza Figueiró
Luzia Lívia Pereira da Silva
Luzia Lívia Pereira da Silva
Marcela Oliveira Magalhães
Marco Antônio Emídio Silva
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda Santos e Silva
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Júlia Silva Soares
Maria Júlia Silva Soares
Maria Luiza Damásio de Andrade
Maria Luiza Damásio de Andrade
Nésio Neto
Rebeca Dias Lopes
Sara Moreira Silva
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Thamyres Vitória Campos Martins (1)
Yuri Reis Alves Salomé
Aula 2
Figurinos e bonecos articulados
20 de maio de 2021
As máscaras gregas facilitavam a interpretação dos personagens, sendo a primeira expressão do figurino no teatro. Com o passar dos séculos, as vestimentas usadas pelos personagens ganharam importância. Dois momentos da era moderna marcam a valorização do figurinista: os balés russos do início do século XX e o cinema. A televisão apenas consolidou seu valor e hoje seu trabalho é fundamental para a indústria da moda. A oficina trabalha a construção do boneco articulado e incentiva o aluno a desenvolver e colorir um figurino que conceda personalidade à figura montada.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; lápis; borracha; apontador; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; colchetes.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Clara Miranda de Sousa
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Luiza Miranda de Sousa
Arthur Murilo Hortenciano Alves
Bruna Mirele Oliveira Bonfim
Camilly Vitória Batista da Mota
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Évely Soares Nascimento
Grazielle Cristina Alves Pereira
Gustavo Andrade
Hágda do Nascimento Guedes
Hashely Melod Reis
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Ingrid Magalhães Vilaça
João Guilherme de Queiroz Souza Oliveira
Jordane Gabriele dos Santos
Jorge Wagner Soares Nascimento
Júlia Simões
Juliany Núbia Alves Vieira
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kamille Vitória da Silva
Kauã Menezes Silva
Kauã Soares
Lara Antunes Fonseca
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Luane de Souza Figueiró
Luzia Lívia Pereira da Silva
Marcela Oliveira Magalhães
Marco Antônio Emídio Silva
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda Santos e Silva
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Júlia Silva Soares
Maria Luiza Damásio de Andrade (2)
Rebeca Dias Lopes
Sara Moreira Silva
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Thamyres Vitória Campos Martins
Yuri Reis Alves Salomé
Aula 3
Expressões e emoções
25 de maio de 2021
A expressão de sentimentos e emoções é um dos fundamentos das artes cênicas. Raiva, surpresa, alegria, preocupação e tristeza, entre outros, ganharam, ao longo da história da arte, configurações físicas e visuais arquetípicas. A oficina explorou essa simbologia, incentivando os participantes a identificar e desenhar tanto expressões faciais como o próprio posicionamento do corpo.
Material utilizado: folhas brancas A4; lápis; borracha; apontador; canetinha colorida.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Grazielle Cristina Alves Pereira
Grazielle Cristina Alves Pereira
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Gustavo Henrique Santos Souza
Gustavo Henrique Santos Souza
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Hashely Melod Reis
Hashely Melod Reis
Hashely Melod Reis
Hashely Melod Reis
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Ingrid Magalhães Vilaça
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Juliany Núbia Alves Vieira
Juliany Núbia Alves Vieira
Juliany Núbia Alves Vieira
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kauã Menezes Silva
Kauã Menezes Silva
Kauã Menezes Silva
Kauã Menezes Silva
Kauã Soares
Kauã Soares
Kauã Soares
Kauã Soares
Lara Antunes Fonseca
Lara Antunes Fonseca
Lara Antunes Fonseca
Lara Antunes Fonseca
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Luana Cristina Claro Santos
Luana Cristina Claro Santos
Luana Cristina Claro Santos
Luana Cristina Claro Santos
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luzia Lívia Pereira da Silva
Luzia Lívia Pereira da Silva
Luzia Lívia Pereira da Silva
Luzia Lívia Pereira da Silva
Luzia Lívia Pereira da Silva
Marcela Oliveira Magalhães
Marcela Oliveira Magalhães
Marcela Oliveira Magalhães
Marcela Oliveira Magalhães
Marcela Oliveira Magalhães
Marco Antônio Emídio Silva
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Luiza Damásio de Andrade
Nésio Neto
Nésio Neto
Rebeca Dias Lopes
Rebeca Dias Lopes
Rebeca Dias Lopes
Rebeca Dias Lopes
Rebeca Dias Lopes
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Thamyres Vitória Campos Martins
Thamyres Vitória Campos Martins
Thamyres Vitória Campos Martins
Thamyres Vitória Campos Martins
Thamyres Vitória Campos Martins
Thamyres Vitória Campos Martins
Thamyres Vitória Campos Martins
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Aula 4
Cenografia e composições (Rosto 3D)
27 de maio de 2021
No teatro, o cenógrafo precisa entender e incorporar as ideias do diretor e do roteirista, além de entender as necessidades dos atores e produtores, tanto físicas quanto de orçamento. Sua função é a de contar essas histórias ficcionais por intermédio de elementos reais: os objetos cênicos. A oficina apresenta uma técnica básica e versátil de construção desses objetos, por meio de moldes encaixáveis 3D, e convida o aluno a refletir sobre as possibilidades de uso mediante ilustrações.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; copinho de plástico; godê ou pratinho; máscara hospitalar.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Arthur Murilo Hortenciano Alves
Bruna Mirele Oliveira Bonfim
Camilly Vitória Batista da Mota
Camilly Vitória Batista da Mota
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Ingrid Magalhães Vilaça
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kaio Henrique Nunes Menezes
Kauã Menezes Silva
Kauã Soares
Lara Antunes Fonseca
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Luane de Souza Figueiró
Marco Antônio Emídio Silva
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Maria Júlia Silva Soares
Maria Júlia Silva Soares
Maria Luiza Damásio de Andrade
Rebeca Dias Lopes
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Yuri Reis Alves Salomé
Aula 5
Marionetes
1º de junho de 2021
O teatro de marionetes remonta à Grécia e ao Egito Antigo, sendo uma expressão artística largamente difundida no mundo, nas mais diversas culturas. O Renascimento Italiano foi um período popular e desta época veio a palavra marionete. Elas podem ser bem simples ou muito elaboradas. Os manipuladores usam as mãos e braços para controlar o corpo dos bonecos e, por meio deles, contar a história. A oficina apresenta uma técnica simples para elaboração de bonecos movimentados por cordas.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; bolinha de isopor (50ml); três palitos de churrasco; barbante.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Julia Antunes de Lima
Camilly Vitória Batista da Mota
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Hágda do Nascimento Guedes
Heloise Kelly de Oliveira Silva (Personagem Robson)
Jordane Gabriele dos Santos
Júlia Simões
Juliany Núbia Alves Vieira
Kauã Menezes Silva
Lara Antunes Fonseca
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Marco Antônio Emídio Silva
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Fernanda Queiroz da Costa
Rebeca Dias Lopes
Aula 6
Fantoches
8 de junho de 2021
Os fantoches são considerados um tipo de teatro de marionetes. Simples e versáteis, estão entre as mais conhecidas manifestações do Teatro de Bonecos. Uma das “peças” mais famosas é Punch&Judy, tradicional no Reino Unido, com origens na commedia dell´arte italiana do século 16. A oficina apresenta as técnicas de construção do fantoche de meia, um dos mais fáceis e divertidos. Os alunos são convidados a interagir e criar histórias com seus fantoches. Eles serão usados novamente na aula 8, em cenário criado para receber os personagens.
Material utilizado: pé de meia; bolinhas de isopor; papel colorset vermelho; canetinha; tesoura; cola; papel de origami; cola.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima (Personagem Carlos)
Camilly Vitória Batista da Mota
Camilly Vitória Batista da Mota
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Grazielle Cristina Alves Pereira
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Heloise Kelly de Oliveira Silva
Heloise Kelly de Oliveira Silva (Personagem Nina)
Ingrid Magalhães Vilaça (Personagem Jubileu)
Ingrid Magalhães Vilaça (Personagem Jubileu)
João Guilherme de Queiroz Souza Oliveira
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos
Jordane Gabriele dos Santos (Personagem Lola)
Jordane Gabriele dos Santos (Personagem Lola)
Júlia Simões
Júlia Simões
Júlia Simões
Kaio Henrique Nunes Menezes (Pesonagem Joilson)
Kauã Menezes Silva
Kauã Menezes Silva
Lara Antunes Fonseca (Personagem Claudete)
Laura Evelyn Vieira
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Luana Cristina Claro Santos
Maria Fernanda Queiroz da Costa (Personagem Katarina)
Rebeca Dias Lopes
Yuri Reis Alves Salomé
Yuri Reis Alves Salomé
Aula 7
Maquiagem e pintura facial
10 de junho de 2021
A maquiagem já era usada por nômades caçadores e coletores, muito antes dos egípcios, gregos e romanos consolidarem seu uso. A prática foi assimilada pelo teatro e usada com propósito: atores recebiam maquiagens específicas para expressar emoções, sentimentos ou características da personalidade. A oficina apresenta uma técnica importante e muita usada para alterar a idade do ator, tornando-o mais velho por meio do realce das linhas de expressão.
Material utilizado: tinta para pintura facial; pincel fino; esponjinha; godê ou pratinho.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Clara Miranda de Sousa
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Luiza Miranda de Sousa
Camilly Vitória Batista da Mota
Camilly Vitória Batista da Mota
Eduardo Augusto Rodrigues Martins
Gustavo Andrade
Hágda do Nascimento Guedes
Jordane Gabriele dos Santos
Júlia Simões
Kauã Menezes Silva
Kauã Soares
Lara Antunes Fonseca
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Luane de Souza Figueiró
Luzia Lívia Pereira da Silva
Maria Eduarda da Silva Consolação
Sara Moreira Silva
Stefanie Lauane Vasconcelos Silva
Yuri Reis Alves Salomé
Aula 8
Cenário
15 de junho de 2021
O ponto principal do trabalho do cenógrafo está na interpretação das ideias dos envolvidos no projeto, principalmente o dramaturgo e o diretor. Neste trabalho, ele conta com a ajuda de outros especialistas, como marceneiros, pintores e costureiros. A criação e execução de cenários é parte fundamental das artes cênicas. A Oficina apresenta uma referência avançada aos alunos, refletindo sobre a profundidade de campo e o espaço onde a narrativa se passa. Os moldes de trabalho foram pensados para receber os personagens criados nas outras aulas da Oficina.
Material utilizado: impressão de 2 cenários de gramatura maior em A3, 2 impressões de moldes do mobiliário respectivo de cada cenário; 6 folhas de origami; 2 Placas de paraná A3; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinhas; folha de jornal; godê ou pratinho.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Julia Antunes de Lima
Ana Julia Antunes de Lima
Hágda do Nascimento Guedes
Hágda do Nascimento Guedes
Jordane Gabriele dos Santos
Júlia Simões
Júlia Simões
Laura Evelyn Vieira
Luana Cristina Claro Santos
Maria Eduarda da Silva Consolação
Maria Eduarda da Silva Consolação
Somos notícia
Os alunos
Participantes: Ana Clara Miranda de Sousa • Ana Julia Antunes de Lima • Ana Lúcia Reis Salomé • Ana Luiza Miranda de Sousa • Arthur Murilo Hortenciano Alves • Bruna Mirele Oliveira Bonfim • Camila Stéfani de Souza dos Santos • Camilly Vitória Batista da Mota • Douglas Filipe Marra de Queiroz • Eduardo Augusto Rodrigues Martins • Évely Soares Nascimento • Gabrielle Angélica Azevedo • Gabrielle Luisa Oliveira Santos • Giovanna Victoria Aparecida de Jesus • Grazielle Cristina Alves Pereira • Gustavo Andrade • Gustavo Henrique Santos Souza • Hágda do Nascimento Guedes • Hashely Melod Reis • Heloise Kelly de Oliveira Silva • Ingrid Magalhães Vilaça • João Guilherme de Queiroz Souza Oliveira • Jordane Gabriele dos Santos • Jorge Wagner Soares Nascimento • Júlia Simões • Juliany Núbia Alves Vieira • Kaio Henrique Nunes Menezes • Kamille Vitória da Silva • Karen Sabrina Gonçalves F. • Kauã Evangelista Santos Vale • Kauã Menezes Silva • Kauã Soares • Lara Antunes Fonseca • Laura Evelyn Vieira • Lavinia Stéfanie Vieira Teixeira • Luana Cristina Claro Santos • Luane de Souza Figueiró • Lucimara Homélio Moreira • Luzia Lívia Pereira da Silva • Marcela Oliveira Magalhães • Marco Antônio Emídio Silva • Maria Eduarda da Silva Consolação • Maria Eduarda Santos e Silva • Maria Fernanda Queiroz da Costa • Maria Júlia Silva Soares • Maria Luiza Damásio de Andrade • Nésio Neto • Paloma Emanuelle Lúcio Aleixo • Rebeca Dias Lopes • Sanny Evelly Simões • Sara Moreira Silva • Stefanie Lauane Vasconcelos Silva • Thamyres Vitória Campos Martins • Yuri Reis Alves Salomé
Agradecimentos: à Secretaria Municipal de Educação de Itaúna, em especial à Sofia Nogueira, da Coordenação Pedagógica; à equipe da Escola Municipal Profa. Celuta das Neves, especialmente à pedagoga Vanda, à diretora Virgínia e à professora Arlete; aos pais e responsáveis pelos alunos.