Investir no talento!
Incentivar a criatividade e a sensibilidade artística nas crianças e adolescentes é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e transformadores.
Com o objetivo de fomentar o conhecimento e o talento de seus alunos, a E. M. Sr. Odorico Martinho da Silva, em Congonhas (MG), recebeu de forma online, entre os dias 19 de outubro e 11 de novembro de 2021, o
Projeto Brincando com Arte.
Os 47 participantes receberam informações teóricas e vivenciaram práticas de capacitação em artes cênicas, como a construção de bonecos, desenvolvimento de cenários, elaboração de objetos artísticos, ilustrações e outras técnicas.
Eles aprenderam, ensinaram, compartilharam experiências e se divertiram.
A oficina desenvolveu um olhar mais sensível, crítico e atento à consciência social e ambiental.
O projeto foi produzido pela Bushido Produções e patrocinado pela Ferro+ e JMN, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Aula 1
Figurinos e bonecos articulados
19 de outubro de 2021
As máscaras gregas facilitavam a interpretação dos personagens, sendo a primeira expressão do figurino no teatro. Com o passar dos séculos, as vestimentas usadas pelos personagens ganharam importância. Dois momentos da era moderna marcam a valorização do figurinista: os balés russos do início do século XX e o cinema. A televisão apenas consolidou seu valor e hoje seu trabalho é fundamental para a indústria da moda. A oficina trabalha a construção do boneco articulado e incentiva o aluno a desenvolver e colorir um figurino que conceda personalidade à figura montada.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; lápis; borracha; apontador; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; colchetes.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Adrielle Gonçalves dos Santos
Bianca Aparecida Teixeira Dantas
Brayan Santiago Sales Dias
Davi Lucas Reis Lisboa
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
João Victor Ferreira dos Santos
Kayo Henrique Dantas Linhares
Luma Eduarda Gonçalves Silva
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Renan Emanoel Martins Raimundo
Samuel Guilherme da S. Vidal
Samuel Guilherme da S. Vidal
Stela Aparecida Silva Dias
Verônica Lucas Miranda Osmar
Yasmim Santos Ferreira
Aula 2
Expressões e emoções
21 de outubro de 2021
A expressão de sentimentos e emoções é um dos fundamentos das artes cênicas. Raiva, surpresa, alegria, preocupação e tristeza, entre outros, ganharam, ao longo da história da arte, configurações físicas e visuais arquetípicas. A oficina explorou essa simbologia, incentivando os participantes a identificar e desenhar tanto expressões faciais como o próprio posicionamento do corpo.
Material utilizado: folhas brancas A4; lápis; borracha; apontador; canetinha colorida.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Ana Maria Bernardo de Meira
Ana Maria Bernardo de Meira
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Evelly Camily Rodrigues Firmino
Evelly Camily Rodrigues Firmino
Evelly Camily Rodrigues Firmino
Evelly Camily Rodrigues Firmino
João Victor Ferreira dos Santos
João Victor Ferreira dos Santos
João Victor Ferreira dos Santos
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Renan Emanoel Martins Raimundo
Renan Emanoel Martins Raimundo
Renan Emanoel Martins Raimundo
Renan Emanoel Martins Raimundo
Renan Emanoel Martins Raimundo
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Yanne Eduarda Gonçalves Fernandes
Yanne Eduarda Gonçalves Fernandes
Yanne Eduarda Gonçalves Fernandes
Yanne Eduarda Gonçalves Fernandes
Aula 3
Cenografia e composições (Rosto 3D)
26 de outubro de 2021
No teatro, o cenógrafo precisa entender e incorporar as ideias do diretor e do roteirista, além de entender as necessidades dos atores e produtores, tanto físicas quanto de orçamento. Sua função é a de contar essas histórias ficcionais por intermédio de elementos reais: os objetos cênicos. A oficina apresenta uma técnica básica e versátil de construção desses objetos, por meio de moldes encaixáveis 3D, e convida o aluno a refletir sobre as possibilidades de uso mediante ilustrações.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; copinho de plástico; godê ou pratinho; máscara hospitalar.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Adrielle Gonçalves dos Santos
Adrielle Gonçalves dos Santos
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuelly Silva
João Victor Ferreira dos Santos
Kamilly Vitória Rodrigues Gonçalves
Kamilly Vitória Rodrigues Gonçalves
Kamilly Vitória Rodrigues Gonçalves
Kamilly Vitória Rodrigues Gonçalves
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Renan Emanoel Martins Raimundo
Samuel Guilherme da S. Vidal
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Yasmim Santos Ferreira
Yasmim Santos Ferreira
Aula 4
Máscaras e a construção do personagem
28 de outubro de 2021
O uso de máscaras na criação e desenvolvimento de personagens dramáticos remonta aos primórdios do teatro, na Grécia. Esses acessórios tiveram origem nas festas dionisíacas e, em seguida, foram incorporadas aos principais gêneros de peças daquela época: a tragédia e a comédia. Ao longo dos séculos, foram utilizadas no tradicional kabuki japonês, nas óperas e operetas românticas e no teatro do absurdo. A máscara servia para dar aos atores um tipo de personagem pré-determinado, tendo também expressões faciais imutáveis que indicavam o destino último da personagem.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; três elásticos.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Adrielle Gonçalves dos Santos
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Jennifer Elizabet Teixeira Bento
João Victor Ferreira dos Santos
Kamilly Vitória Rodrigues Gonçalves
Maikon Ricardo da S. Vidal
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Renan Emanoel Martins Raimundo
Samuel Guilherme da S. Vidal
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Aula 5
Fantoches
3 de novembro de 2021
Os fantoches são considerados um tipo de teatro de marionetes. Simples e versáteis, estão entre as mais conhecidas manifestações do Teatro de Bonecos. Uma das “peças” mais famosas é Punch&Judy, tradicional no Reino Unido, com origens na commedia dell´arte italiana do século 16. A oficina apresenta as técnicas de construção do fantoche de meia, um dos mais fáceis e divertidos. Os alunos são convidados a interagir e criar histórias com seus fantoches. Eles serão usados novamente na aula 8, em cenário criado para receber os personagens.
Material utilizado: pé de meia; bolinhas de isopor; papel colorset vermelho; canetinha; tesoura; cola; papel de origami; cola.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Adrielle Gonçalves dos Santos
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuelly Silva
Emanuelly Silva
Emanuelly Silva
Jennifer Elizabet Teixeira Bento
Maikon Ricardo da S. Vidal
Samuel Guilherme da S. Vidal
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Yasmim Santos Ferreira
Aula 6
Marionetes
4 de novembro de 2021
O teatro de marionetes remonta à Grécia e ao Egito Antigo, sendo uma expressão artística largamente difundida no mundo, nas mais diversas culturas. O Renascimento Italiano foi um período popular e desta época veio a palavra marionete. Elas podem ser bem simples ou muito elaboradas. Os manipuladores usam as mãos e braços para controlar o corpo dos bonecos e, por meio deles, contar a história. A oficina apresenta uma técnica simples para elaboração de bonecos movimentados por cordas.
Material utilizado: molde impresso em papel cartão; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinha; folha de jornal; godê ou pratinho; bolinha de isopor (50ml); três palitos de churrasco; barbante.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Jennifer Elizabet Teixeira Bento
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Renan Emanoel Martins Raimundo
Samuel Guilherme da S. Vidal
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Yasmim Santos Ferreira
Aula 7
Dobradura
9 de novembro de 2021
As milenares técnicas de dobradura, herança das civilizações orientais, podem ser um interessante recurso para a caracterização de personagens e a composição de cenários. Nessa aula, os alunos aprenderam a confeccionar peças que formam garras que ajudam a compor o figurino iniciado na aula de elaboração das máscaras. Também foram apresentados ao conhecido “tsuru”, pássaro feito em origami que carrega profundo significado simbólico e pode ser usado como objeto cênico.
Material utilizado: pedaços de papel recortados em formato quadrado e cola.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Adrielle Gonçalves dos Santos
Adrielle Gonçalves dos Santos
Adrielle Gonçalves dos Santos
Adrielle Gonçalves dos Santos
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Jennifer Elizabet Teixeira Bento
Kaio Júnior Barbosa Moraes
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Maria Eduarda Fidelis da Silva
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Murilo Eduardo Alves dos Santos
Ray Gabriel da S. Dantas
Ryanne Victor Morais
Samuel Guilherme da S. Vidal
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Aula 8
Cenário
11 de novembro de 2021
O ponto principal do trabalho do cenógrafo está na interpretação das ideias dos envolvidos no projeto, principalmente o dramaturgo e o diretor. Neste trabalho, ele conta com a ajuda de outros especialistas, como marceneiros, pintores e costureiros. A criação e execução de cenários é parte fundamental das artes cênicas. A Oficina apresenta uma referência avançada aos alunos, refletindo sobre a profundidade de campo e o espaço onde a narrativa se passa. Os moldes de trabalho foram pensados para receber os personagens criados nas outras aulas da Oficina.
Material utilizado: impressão de 2 cenários de gramatura maior em A3, 2 impressões de moldes do mobiliário respectivo de cada cenário; 6 folhas de origami; 2 Placas de paraná A3; tesoura; cola branca; tinta guache; pincel chato tigre 815; canetinhas; folha de jornal; godê ou pratinho.
Imagens da aula e produto final
Exposição
Adrielle Gonçalves dos Santos
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Brayan Santiago Sales Dias
Dayvide Guilherme Teixeira Gomes
Emanuella Karoliny de Jesus Rocha
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Kassia Vitoria Barbosa Morais
Maikon Ricardo da S. Vidal
Maikon Ricardo da S. Vidal
Samuel Guilherme da S. Vidal
Samuel Guilherme da S. Vidal
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Welerson Kairon Cordeiro Dantas
Somos notícia
Os alunos
Participantes: Adrielle Gonçalves dos Santos • Ana Lara Cortez Dias • Ana Luiza Esteves Bonifácio • Ana Maria Bernardo de Meira • Bianca Aparecida Teixeira Dantas • Bianca Gabrielle Bretas Silva • Brayan Santiago Sales Dias • Caio Junio Alves Pereira Gomes • Clarice Sabrina Silva de Souza • Davi Lucas Reis Lisboa • Dayvide Guilherme Teixeira Gomes • Emanuella Karoliny de Jesus Rocha • Emanuelly Silva Nunes • Emilly Victoria Santana Martins • Evelly Camily Rodrigues Firmino • Evellyn Gabrielle • Gabriel Andrade Freitas • Gabriel Lana Silva Moreira • Jennifer Elizabet Teixeira Bento • João Victor Ferreira dos Santos • Kaio Júnio Barbosa Moraes • Kamilly Vitória Rodrigues Gonçalves • Kassia Vitoria Barbosa Morais • Kayo Henrique Dantas Linhares • Larissa Vitória Silva Victor • Luma Eduarda Gonçalves Silva • Maikon Ricardo da S. Vidal • Maria Eduarda Fidelis da Silva • Mary Anna Gomes Martins • Murilo Eduardo Alves dos Santos • Natália Anselmo Firmino • Nicholas Vieira Ferreira Bernardo • Quézia Leonel Moreira • Ray Gabriel da S. Dantas • Rayssa Gabryelle Morais Moura • Renan Emanoel Martins Raimundo • Ryanne Victor Morais • Samuel Guilherme da S. Vidal • Stela Aparecida Silva Dias • Tainara Vitória Silvestre Pereira • Verônica Lucas Miranda Osmar • Victor Hugo Cordeiro Garcia • Vitória Sarah Gonçalves Ferreira Cirillo • Welerson Kairon Cordeiro Dantas • Yanne Eduarda Gonçalves Fernandes • Yasmim Santos Ferreira
Agradecimentos: Ao diretor Mauro Lúcio e toda a equipe da E. M. Sr. Odorico Martinho da Silva e aos pais e responsáveis pelos alunos.